top of page

O papel da liderança na transformação profissional e no fortalecimento da marca empregadora

Mesmo com todos os esforços em campanhas e ações, sabemos que não tem sido o suficiente para engajar a média e alta liderança nas pautas de Diversidade e Inclusão. Mas o envolvimento das duas frentes em assuntos de equidade é fator primordial para fortalecer a mudança da cultura e a narrativa de uma marca empregadora.

Desenvolver e priorizar a conscientização e o letramento de seus colaboradores sobre Diversidade e Inclusão é um passo importante para atrair talentos e transformar a trajetória dessas pessoas desde o onbording até o offboarding. Mas isso só é possível quando as lideranças estão dispostas a compreender a importância de engajar e promover mudanças reais na empresa e em seus departamentos.

Ações e engajamento versus contratações de talentos

Apesar do tema de Diversidade e Inclusão ser uma das pautas mais discutidas no processo de evolução e de fortalecimento da cultura organizacional, existe ainda, em diferentes tipos de segmentos, gargalos entre o engajamento sobre o tema e a diversidade vista a olho nu nos departamentos.

De acordo com a nossa pesquisa Perspectiva sobre o cenário e desafios da diversidade de 2022, 68% das empresas investem em capacitação para as lideranças atuarem de maneira inclusiva na gestão de diferentes grupos sub-representados. Cerca de 50% das empresas possuem verba para destinar às pautas e ações. E, mais da metade das empresas que participaram da pesquisa dispõe de áreas e comitês dedicados a Diversidade e Inclusão. Toda essa preocupação mostra que as lideranças estão verdadeiramente dispostas a debater e ampliar o conhecimento sobre o assunto.

Mas em contrapartida alguns números obtidos entram em divergência quando apenas 41% das empresas conseguem aumentar a taxa de diversidade e inclusão na organização como um todo. Em que momento a teoria não está se convertendo em prática?

É preciso que a alta e média liderança sejam as maiores influenciadoras na disseminação da cultura inclusiva e diversa. Isso motiva a contratação de pessoas plurais em diferentes áreas. Fazendo com que o propósito em criar um ambiente acolhedor e seguro não se perca ao ser repassado a diferentes níveis de pessoas colaboradoras.

Dessa forma a empresa é capaz de transformar e agregar conhecimento para as pessoas durante toda a vida profissional. Compromisso e investimento em Diversidade e Inclusão trazem ganhos internos que refletem na imagem da empresa e no mercado para clientes, consumidores e investidores.

Entenda como está o cenário de inclusão e de diversidade da sua organização, conheça nossos serviços!


Autora: Maria Júlia Pessoa
Image by: rawpixel


bottom of page