top of page

Dados de retenção contribuem para o melhor direcionamento da estratégia de diversidade nas empresas

Analisar continuamente a taxa de retenção entre os diferentes grupos minorizados ajuda as empresas a identificarem lacunas em ações e os pontos de atenção para determinadas pautas.


O uso de dados para a criação e direcionamento das estratégias de diversidade e inclusão vem sendo cada vez mais presente nas organizações. Um dos pontos-chave para direcionar essas estratégias é a análise da taxa de retenção entre os diferentes grupos minorizados.
Essa análise fornece informações cruciais que possibilitam às empresas compreender lacunas nas ações e políticas direcionadas a cada um dos grupos minorizados. Dados relacionados à taxa de retenção permitem identificar se os esforços em prol da diversidade estão sendo realmente eficazes ou se ajustes são necessários.

O acompanhamento da taxa de retenção ajuda a identificar pontos de atenção em determinadas pautas. Se um grupo minorizado apresenta uma taxa de retenção abaixo da média, é um sinal claro de que medidas específicas precisam ser implementadas para melhorar a permanência desses profissionais na empresa.
Esses dados também podem indicar se o ambiente de trabalho não está adequado para determinado grupo minorizado. Um grande desvio nessa taxa pode sugerir que o ambiente de trabalho não está proporcionando as condições necessárias para que as pessoas se sintam valorizadas, seguras e integradas, apontando para a urgência de adaptações e mudanças no cenário organizacional.

Portanto, a análise da taxa de retenção entre os diferentes grupos minorizados é fundamental para o sucesso das estratégias de diversidade nas empresas. Ao adotar uma abordagem baseada em dados, as organizações conseguem alinhar suas políticas e ações de forma mais precisa e eficiente, criando ambientes de trabalho inclusivos, onde todas as pessoas, independentemente de sua origem ou características individuais, possam contribuir plenamente e prosperar profissionalmente.

A apresentação e análise dos dados de retenção são parte da plataforma de diversidade 360º da to.gather, assim como dados de contratação, promoção e desligamentos. Conheça a plataforma e entenda como essa inteligência de dados pode impulsionar e acelerar a estratégia de diversidade da sua organização.
bottom of page