top of page

Conheça (e implemente) os indicadores que alavancam D&I nas empresas

A diversidade nas empresas não é apenas uma questão de representação, é uma vantagem competitiva que impulsiona inovação ao mesmo tempo que impacta a sociedade.

Para garantir que as organizações avancem nessa jornada, é crucial adotar indicadores significativos que impulsionem as ações e estratégias de diversidade. Neste artigo, vamos explorar cinco indicadores-chave que podem catalisar essa transformação, demonstrando para você o poder do uso de dados nesse processo. Vem com a gente!


Dados de Contratação
Monitorar a contratação de pessoas de grupos minorizados é essencial para avaliar a eficácia das estratégias de recrutamento e também visualizar o impacto e avanço real da diversidade no quadro de pessoas colaboradoras.
Coletar dados demográficos de pessoas candidatas e compará-los com a composição do quadro funcional também pode ajudar a identificar possíveis vieses no processo de contratação e orientar ações corretivas para promover uma contratação mais diversificada.

Índices de Promoção
A mensuração da presença de grupos minorizados nos processos de promoção e reconhecimento é fundamental para garantir a equidade de oportunidades dentro da organização. Analisar os dados de promoção e avaliar se existe uma representação proporcional de diferentes grupos minorizados em cargos de liderança e de maior responsabilidade pode ajudar a identificar barreiras e implementar políticas de promoção mais justas e inclusivas.

Este dado também ajuda a identificar se pessoas de grupos minorizados tendem a fazer parte somente de cargos iniciantes ou de base na empresa, demonstrando a oportunidade para ações de desenvolvimento e reconhecimento intencional para promoção da mudança de cenário na organização.

Engajamento e Retenção
Mensurar o nível de engajamento de pessoas de grupos minorizados e o índice de retenção dessas pessoas é essencial para avaliar a cultura organizacional e a eficácia das políticas de diversidade e inclusão.
Realizar pesquisas de engajamento que tenham visualização ou cortes específicos para esses grupos e acompanhar as taxas de rotatividade podem fornecer insights valiosos sobre os desafios enfrentados e as áreas que precisam de melhorias para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, seguro e acolhedor.

Equidade Salarial
Monitorar as diferenças salariais entre diferentes grupos minorizados é crucial para garantir a equidade salarial dentro da organização. Analisar os dados de remuneração e comparar os salários de pessoas de grupos minorizados com os de seus colegas de trabalho pode ajudar a identificar disparidades salariais injustas e implementar políticas de remuneração mais transparentes e equitativas.

Neste ponto também há oportunidade para avaliar impacto social financeiro que as disparidades possam causar e o quanto o tema pode ser transformacional para a empresa!

Desligamentos
Acompanhar dados de desligamentos dos diferentes grupos em todos os departamentos ou unidades de negócio é fundamental para avaliar a eficácia das políticas de retenção e desenvolvimento de talentos, além de apontar eventual ponto de atenção em cultura, com colegas ou liderança.

Além disso, analisar as razões para os desligamentos e identificar se existem padrões ou tendências específicas relacionadas a grupos minorizados pode ajudar a implementar medidas preventivas e programas de suporte para promover uma maior inclusão e permanência desses profissionais na organização.


Assim como em todas as áreas de uma organização, o uso de dados é fundamental na estratégia de diversidade da empresa.
Desde a coleta de informações demográficas até a análise de métricas de desempenho, os dados fornecem insights objetivos que orientam as decisões e medidas corretivas. Além disso, o uso de dados permite uma avaliação contínua do progresso e a adaptação das estratégias conforme necessário, garantindo que as empresas permaneçam ágeis e responsivas às mudanças, tendo como resultado avanços e transformações reais em menos tempo!

Conheça a nossa plataforma e tenha em um só lugar toda a diversidade mensurada em tempo real!

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page