top of page

A amplitude dos grupos de afinidade

Como esta iniciativa vem crescendo e contribuindo cada vez mais para a criação de um ambiente de trabalho inclusivo


Os grupos de afinidade são partes essenciais da estratégia de diversidade corporativa, são peças chave que apoiarão a empresa na disseminação de suas ações de diversidade, além de ser um ponto de conexão e apoio entre as pessoas dos diferentes grupos sub-representados.

A criação e implementação destes grupos vem crescendo em presença e escopo, justamente pelo seu alto valor e contribuição para a empresa.
De acordo com a nossa pesquisa Perspectiva sobre o cenário e desafios da diversidade de 2022, 54% das empresas já possuem ao menos um grupo de afinidade presente na organização. Veja abaixo como está essa distribuição atualmente:
Gráfico com a distribuição dos grupos de afinidade nas empresas, sendo: 46% atuando em gênero, 37% em LGBTQIA+, 37% em raça e cor, 34% em PCD, 18% trans e travestis, 18% pessoas +50 anos, 6% outros grupos e 46% não possuem grupos
Como vimos no gráfico ao lado, os grupos, na maioria dos casos, atuam dentro das pautas de gênero, orientação sexual, raça e deficiência.
Grupos focados em pessoas trans, travestis e +50 anos também aparecem em aproximadamente 18% das empresas.

Mas além destes, muitos outros grupos podem ser formados com o objetivo de se tornarem uma rede de apoio e conexão de pessoas de outros perfis ou realidades, como é o caso de pais, refugiados, latinos, entre outros.
Veja mais a seguir:


Grupos de parentalidade

Conforme a empresa vai transformando sua cultura e os grupos de afinidade se tornam mais atuantes e independentes, vemos um movimento quase natural da criação de outros grupos que buscam colaborar entre si. Exemplos disso são aqueles focados na parentalidade.
A criação deste grupo estimula a conversa a respeito da parentalidade, expande as discussões em torno da criação de filhos e da equidade de gênero.

Uma vertente deste grupo, que começa a se tornar presente, é focada em pais cujos filhos são portadores de deficiência ou são neuroatípicos. Estes grupos atuam principalmente como uma rede de apoio e são importantíssimos para os pais que, na maioria dos casos, estão enfrentando um desafio complexo e totalmente novo.

Grupos de refugiados

Empresas multinacionais e/ou com políticas de contratação de pessoas refugiadas possuem a oportunidade de criação de grupo de afinidade focado neste público. A prática é recomendada para que, assim como nos outros casos, seja criada uma conexão entre pessoas com situações semelhantes e que possam se ajudar dentro e fora da organização.

Grupos de migrantes, imigrantes e emigrantes

O preconceito com pessoas de outras regiões e/ou países está presente na sociedade ao redor do mundo. Uma forma que as empresas encontram de trabalharem a pauta internamente é criando um grupo de afinidade focado neste público. A iniciativa apoia as pessoas pertencentes ao grupo e também colabora na conscientização e letramento dos colegas, bem como promove participação e colaboração plural para a quebra dos vieses inconscientes e do preconceito.

Grupos de diversidade religiosa

Como falamos em nosso artigo anterior, trabalhar a diversidade religiosa na organização apoia as ações de combate ao preconceito racial e étnico, além de contribuir para a quebra de barreiras e vieses inconscientes que permeiam muitas religiões.
A criação de um grupo focado em religiões reforça o trabalho e conscientização dessa pluralidade.

Como saber os grupos ideais para meu público?

Os grupos de afinidade são formados pelas pessoas, para as pessoas. Para saber quais poderiam se aplicar ao seu público, um bom ponto de partida é justamente conhecer suas pessoas.

A aplicação de um censo de diversidade contribui para essa estratégia e, a partir dele, é possível identificar quais grupos podem fazer sentido para a empresa além de também ajudar na visão de possíveis ações que seus grupos poderiam desenvolver.

Na to.gather, o seu censo é feito de forma automatizada e continuada! Sua estratégia estará sempre alinhada ao seu cenário e momento atual! Fale com a gente!

Quer acessar os dados completos da nossa pesquisa de diversidade? Clique aqui e faça seu download!
bottom of page